Estou morando no Japão já faz três anos e trabalhei em uma fábrica durante um ano. Nesse período conheci alguns brasileiros e é incrível a diferença de conviver com brasileiros aqui do que no Brasil. Uma coisa que me chamou muito a atenção é o modo de viver desses brasileiros que moram aqui. Uns pensam unicamente em juntar dinheiro, deixam de se divertir, de viver e pensam que o dinheiro é tudo na vida. Outros não conseguem nem se divertir, nem juntar dinheiro, gastam tudo o que ganham em "sunakus" como são chamados aqui os bares que tem acompanhantes ou em "pachinkos" casas de jogos.
A maioria dos brasileiros que conheci são pessoas praticamente analfabetas, que não deram certo no Brasil e resolveram tentar a vida aqui. Alguns trabalham de segunda a segunda com jornadas de 12 horas por dia e a única coisa que se preocupam é em comprar um carro e sair por ai tirando fotos dos carrões pra depois colocar no orkut para que os amigos achem que estão "podendo".
Esses que se acham, são os que mais sofreram aqui com a crise mundial. deixaram de pagar o shakai hoken (pela lei japonesa, todo trabalhador é obrigado a pagar o shakai hoken) por acharem que o valor é alto, e na hora que precisaram ficaram sem ter a quem recorrer, sem seguro desemprego, sem seguro social, tudo ficou mais difícil e por isso alguns precisaram se desfazer dos seus carrões, que nesse período não valia quase nada e como tinham poucas economias, tiveram que recorrer a ajuda do governo para retornar ao Brasil.
É assim que vivem os brasileiros aqui, a maioria sendo explorados pelas empreiteiras e outros simplesmente vivendo de aparências.