sábado, 23 de julho de 2011

Minha princesinha teve a poucos dias uma doença não muito conhecida, chamada Exantema Súbito. Eu já conhecia a doença porque meu filho Matheus teve duas vezes (com 1 e depois com 3 anos). Como nesta época eu morava no Japão, acreditava que essa doença só existia por lá e nem pensei que fosse esse o motivo de tanta febre da minha filha. Até que depois de várias idas a hospitais descobri que minha filha teve essa doença. E acreditem, teve um médico que pensou em internar minha filha, porque não descobriam a causa de tanta febre.

Depois de 3 dias, apareceram umas manchas que pareciam sarampo no corpinho da minha filhota, então, fui novamente ao médico e pela forma que as manchas estavam, a médica deu o diagnóstico de exantema súbito.

Peguei esse texto na internet e resolvi escrevê-lo aqui no meu blog.


A roseola, também chamada de exantema súbito ou sexta doença, apesar de ser parecida com a rubeola, é provocada por outro vírus, o herpes vírus humano tipo 6 (HHV-6) que, em geral, infecta crianças nos primeiros meses de vida e até os 3 anos. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, durante o período febril.

Adultos imunodeprimidos são vulneráveis à infecção pelo HHV-6.

Sintomas e diagnóstico

O período de incubação do vírus vai de 5 a 15 dias. O sintoma inicial é a febre alta (38ºC a 40ºC) durante três ou quatro dias. À medida que ela vai caindo, surge uma erupção cutânea (maculopápulas rosadas), que se concentra mais no tronco e menos na face e nos membros, e desaparece em dois ou três dias.

Os gânglios localizados na parte de trás da cabeça e no pescoço podem aumentar de tamanho. Nessa fase, a criança pode ficar irritada, um pouco abatida e sem apetite.

O diagnóstico é clínico. Raramente se torna necessário pedir exames laboratoriais para confirmá-lo ou estabelecer diagnóstico diferencial.

Tratamento

Não há vacina contra a roséola. O tratamento é sintomático, com medicamentos para baixar a febre, pois, se subir muito, há o risco de ocorrerem convulsões

Nenhum comentário: